Resenha: Os Sete, de André Vianco

sexta-feira, maio 15, 2015

Vamos de literatura brasileira hoje!

Bom, já falei do André Vianco aqui, com o Senhor da Chuva, e, agora, vou falar sobre o Os Sete, que seria uma “continuação”, não propriamente dita, porque fatos que acontecem no primeiro são revistos no Os Sete, mas sinceramente, não peguei xD. Então, quem não leu o Senhor da Chuva, pode ler sem problemas Os Sete.

IMG_20150515_163919[1]

O que me chamou atenção na história foi a junção da história do Brasil com a cultura vampiresca, da qual não sou contra, se for bem utilizada, a verdade ´que gosto de vampiros que matam primeiro e perguntam depois, simples assim.

Nesse livros temos vários personagens e todos eles têm igual importância: Tiago, Olavo e César são amigos de infância e moram no litoral do Rio Grande do Sul, que é onde o enredo é ambientado. Em um dia que deveria ser comum, os amigos, que curtem mergulhar, decidem praticar o esporte? (é isso?), e descobrem uma caravela portuguesa dos tempos da colonização. Como isso daria uma grana, o grupo de amigos decidem ir para uma universidade conseguir o patrocínio para tirá-la do mar. E como tudo conspira que dê merda na vida, eles conseguem, claro.

Na caravela eles encontram uma caixão de prata, com sete cadáveres acusados de bruxaria. Dica: se tem uma caixão, não abra porquê dá merda. E por que dá merda? Um deles acorda. Super normal, claro, porque nada mais comum que um cadáver de uma cara, acusado de bruxar levantar e sair andando.

Mas antes fosse que saísse por aí, andando e descobrindo as maravilhas do século 21, hummm que delícia! Só que não, o primeiro que acorda de seu soninho se chama Inverno, não é a toa.

Foi montada toda uma estrutura para estudar os “cadáveres”, e quem faz parte da equipe é Eliana, é meio que namorada de Tiago, e amigos dos meninos, ela se corta e seu sangue desperta o ser vampiresco citado. E por ter sido ela a acordá-lo, o cara fica louca e a vê como mãe e parceira, se é que você me entende.

Como Inverno foi o primeiro acordar, então teve, por obrigação, acordar os coleguinhas: Acordador, que traz os mortos de volta; Tempestade, é o divertido e mais certeiro que a moça do tempo, afinal, é capaz de criar tempestades; Gentil, é o bom moço da família, ele tem o poder de parar o tempo; Lobo, acredite ou não, ele é um vampiro, mas se transforma em lobo toda lua cheia; Espelho, ele é capaz de se transformar em outras pessoas e por fim, o mais temido dos vampiros: Sétimo, ele é irmão de Gentil, superhiper poderoso, é o único que pode andar a luz do dia, e não brilha tá, calma.

Basicamente, os vampiros têm sede de vingança: matar Tobia, o caçador que os trancara no caixão. Acontece que ele já está morto, então o jeito é matar seus descendentes, é justo, é justo.

IMG_20150515_163941[1]

Diversas reviravoltas acontecem, porque o livro nos dá as diferentes perspectivas da história: há momentos da narrativa em que ficamos com o s vampiros, outra com os amigos, outra com a equipe de técnicos. A narrativa é muito legal, pois ela te prende, sem contar que há momentos de muito humor.

As personagens são bem legais, e muito bem construídas e isso é muito nítido, principalmente, com os coleguinhas vampiros, mesmo tendo a mesma sede de sangue e de vingança, cada um tem sua personalidade, o que faz com seja individuais, mesmo tendo o mesmo objetivo.

Ele é um livro que tem ação por todas as páginas, tem algumas com romance, mas bem leve, que fica mais como um acontecimento, que parte,de fato,do enredo, mas que, em contrapartida, é o amor que move algumas atitudes de certas personagens.

“O próximo irmão que seus olhos encontraram foi Afonso, o irmão de hábito caninos; depois Manuel, o sisudo, o atarracado Acordador. Por último, o descobriu Sétimo. Sétimo, o Maldito. O não irmão. O assassino.

- Maldito – balbuciou.

Os homens colados ao vidro, tentavam ouvi-lo.”

E é isso

XOXO

Carla.

Coisas Legais...

0 comentários

Comentários são sempre muito bem-vindos! Crítcas, sugestões, desabafos... Estamos aqui!!

E por quê eu modero os comentários? Porque é dessa forma que eu posso ler e responder todo mundo!